Agro.MT

Sema e parceiros coletam amostras na região do Teles Pires e Alto Paraguai em agosto para análise de balneabilidade

Ação que avalia a qualidade da água das praias fluviais têm resultados previstos para setembro

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) está realizando a campanha de balneabilidade em 41 locais este ano. Em agosto, a coleta está sendo realizada nos municípios de Barra do Garças, Matupá, Colíder, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Nortelândia e Diamantino.

As coletas estão sendo feitas com o auxílio de vários parceiros. As do mês de agosto são realizadas pelos técnicos dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires e do Alto Paraguai Superior, além das prefeituras e das Diretorias de Unidade Desconcentrada (DUDs) de Barra do Garças e Guarantã do Norte.

Durante o período de estiagem, quando o calor aumenta e o volume de água nos rios diminui, formando as praias temporárias, esses locais passam a ser ainda mais procurados pela população para lazer. É nesta época que a Sema, por meio do Laboratório de Monitoramento Ambiental, inicia essa campanha anual que analisa se os locais estão próprios para banho.

A campanha iniciou no mês de julho, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Nobres, Santo Antônio do Leverger e Jaciara.

Em cada local são coletadas cinco amostras, sendo uma por semana, que são encaminhadas ao Laboratório da Sema para análise. Esse ano com 205 amostras coletadas ao todo, a campanha se estabelece como a maior campanha conjunta de avaliação de balneabilidade já realizada no estado de Mato Grosso. A previsão de divulgação dos resultados dessas análises está prevista para o início de setembro.

O objetivo é informar a população sobre os pontos considerados seguros para banho de rio, no que diz respeito à qualidade da água, e alertar sobre aqueles que devem ser evitados devido ao risco de contaminação por bactérias, protozoários e outros organismos patogênicos. A iniciativa também busca estimular ações de conservação dos recursos hídricos.

É o que afirma o coordenador de Monitoramento da Água e do Ar, Sérgio Figueiredo, sobre a relevância da campanha. “Essa iniciativa é importante para que o Estado conheça a qualidade dos seus recursos hídricos e oriente a população sobre os locais com condições adequadas para a recreação de contato primário”.

Como é feita a análise

A coleta da balneabilidade tem a sua metodologia descrita na Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Ela consiste na realização de amostragens durante 5 semanas consecutivas. São coletadas amostras de água em locais utilizados por banhistas para recreação de contato primário (balneabilidade), no trecho onde é possível atingir a isóbata de 1 m. A isóbota é uma linha imaginária usada em mapas para representar o mapeamento dos pontos da mesma profundidade.

São coletadas amostras para análise microbiológica e medido o pH. As amostras são acondicionadas em caixas térmicas e enviadas para análise no Laboratório da Sema, em Cuiabá, onde são processadas. Esse processo vai se repetir uma vez por semana, durante 5 semanas.

Ao final, técnicos da Sema emitem um boletim informando se a praia está própria (excelente, muito boa ou satisfatória) ou imprópria para banho.

*Texto com supervisão de Renata Prata

O Noroeste

Recent Posts

Advogada é ameaçada com machado e foge horas antes do ex incendiar casa em MT

Após o incêndio, Larissa Luzia Bezerra, de 33 anos, mobiliza doações nas redes sociais para…

1 minuto ago

Veterinária investe em tecnologia para diagnósticos em pets

A médica veterinária Andressa Lemos, formada há 11 anos pela Universidade Federal de Mato Grosso…

2 horas ago

Olheiro de facção é preso pela GCCO ao gravar ação policial em sequestro de imóveis em Cuiabá

Um integrante de facção criminosa, que atuava com tráfico de drogas e como olheiro do…

2 horas ago

Justiça mantém aumento de 20,27% no transporte intermunicipal Cuiabá e VG I MT

Valor da tarifa foi mantido em R$ 5,95. Segundo a juíza, o reajuste tarifário é…

3 horas ago

Dois são presos com revólver e pistola após assassinarem mulher dentro de casa em MT I MT

Policiais militares da Força Tática do 6º Comando Regional prenderam dois homens suspeitos pelo homicídio…

3 horas ago

Com apoio do deputado Dr. Eugênio, Festival Sons do Araguaia premia talentos regionais

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) apoiou, por meio de emenda parlamentar do deputado…

3 horas ago