Com 70 votos a favor e nenhum contrário, o Senado aprovou nesta terça-feira (1), projeto que prevê medidas de resposta a barreiras comerciais impostas por outros países a produtos brasileiros. A medida foi comemorada pelo senador Jayme Campos (União-MT), que voltou a contar respeito aos produtores brasileiros.
“É essencial resguardar nossa economia e proteger o setor produtivo nacional da concorrência desleal – frisou Campos. Vamos, dessa forma, proteger os produtos brasileiros contra taxações injustas de outros países”.
O projeto de lei 2.088/2023, a rigor, dará instrumentos para o Brasil se proteger das tarifas unilaterais impostas pelos Estados Unidos da América (EUA). O presidente Donald Trump já estipulou neste ano tarifa sobre a importação americana de aço e alumínio, inclusive brasileiros, em 25% do valor do produto.
Durante os debates, Jayme Campos aproveitou para fazer a defesa da produção nacional. Ele ressaltou que o Brasil possui uma das legislações ambientais mais modernas e rigorosas do mundo: o Código Florestal brasileiro, sancionado em 2012.
“Diferentemente do que alguns tentam alegar, nossos produtores já cumprem exigências ambientais extremamente rigorosas, garantindo os critérios de produção sustentável” – acrescentou.
O texto aprovado prevê as seguintes medidas protecionistas que podem acarretar contramedidas do Poder Executivo:
Entre as contramedidas que podem ser adotadas pelo Poder Executivo, que devem ser proporcionais, o texto prevê as seguintes:
As Polícias Civis de Mato Grosso e Santa Catarina cumpriram nesta sexta-feira (14), dois mandados…
A empresária Carolinne Carvalho afirmou ter tido o braço quebrado após ser atingida pela cobertura…
Rozeli Alves dos Santos foi atingida por uma barra de ferro e deve passar por…
Meninas procuraram o Conselho Tutelar. A mais velha contou que sofria abusos desde os 13…
O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, voltou ao centro de uma disputa judicial após ser…
Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) mostra que 38% dos cuiabanos…