Categories: Agro.MT

SP lança plano para fortalecer cooperativismo rural no estado

O governo de São Paulo lançou um plano para fortalecer o cooperativismo rural no estado, contemplando medidas como a criação de uma diretoria específica dentro da Secretaria de Agricultura e a ampliação do acesso ao crédito para cooperativas. O plano foi assinado pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, durante o Intercâmbio Técnico do Cooperativismo Agropecuário, realizado na Universidade de St. Gallen, na Suíça, e organizado pelo Sistema Ocesp.

Entre as principais iniciativas está a inclusão das cooperativas de produtores e de crédito no Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap). A medida busca atingir a meta de aquisição de mil máquinas agrícolas em 2025 por meio da linha de crédito Pró-Trator, que subvenciona 4% dos juros incidentes nas operações de financiamento. A expectativa é que o valor da subvenção estadual cresça 400% em relação a 2024.

O secretário ressaltou a importância do incentivo para impulsionar o setor. “Vamos ampliar e facilitar ainda mais o acesso do produtor ao Feap com as cooperativas. Nossa meta é que o setor adquira mil máquinas agrícolas este ano”, afirmou Piai.

Outro destaque do plano é a inclusão do café no Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS). Além disso, o governo estadual, por meio do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), está desenvolvendo um processo de simplificação para a adesão de produtores cooperados ao programa.

A cadeia produtiva do leite também será contemplada no plano. A parceria com a Comevap e a continuidade do Hub do Leite beneficiarão aproximadamente 600 produtores. A ação envolve pesquisas aplicadas para aprimorar a qualidade, eficiência e competitividade do setor, com apoio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

Com a assinatura do plano, foi oficializada a criação da Diretoria de Cooperativismo e Associativismo dentro da Secretaria de Agricultura. O objetivo é garantir a participação ativa das cooperativas na formulação das políticas públicas do estado.

Segundo a Ocesp, São Paulo conta com 181 cooperativas agropecuárias e 165 mil produtores cooperados. O modelo cooperativo facilita o acesso a insumos, tecnologia, assistência técnica e comercialização, fortalecendo as comunidades rurais e impulsionando a economia do agronegócio no estado.

O Noroeste

Recent Posts

Governador determina revisão de consignados de servidores do Estado: “faremos um pente fino”

O governador Mauro Mendes determinou, nesta quinta-feira (8), que seja feita a revisão dos consignados…

8 horas ago

Saiba por que os Estados Unidos querem classificar PCC e CV como terroristas

O governo dos Estados Unidos solicitou ao Brasil que classifique as facções criminosas PCC (Primeiro…

8 horas ago

Frente Parlamentar em Defesa do Comércio discute transação tributária e o novo Código do Contribuinte

A busca pela simplificação tributária e a melhoria do ambiente de negócios no estado de…

8 horas ago

Deputado Barranco cobra transparência sobre adesão de MT ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou, na quarta-feira (30), o Requerimento nº 232/2025 na Assembleia…

8 horas ago

Produtores rurais recebem informações sobre o programa Solo Vivo

Os pequenos produtores rurais do assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde, já aguardam…

8 horas ago

“Conviver com outras crianças auxiliou no desenvolvimento do meu neto”, declarou avó de aluno autista atendido pelo SER Família Criança

Iniciativa idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, oferece atividades no contraturno escolar e é elogiada por…

8 horas ago