Featured

Tamanduá ferida em incêndios no Pantanal é flagrada ‘relaxando’ após ser devolvida à natureza em MT; veja vídeo

A tamanduá-bandeira batizada de Miga foi flagrada descansando logo após ser devolvida à natureza, em uma reserva natural localizada em Poconé, a 103 km de Cuiabá. Ela foi resgatada ainda filhote durante as queimadas que atingiram o Pantanal mato-grossense, em 2020.

A reintrodução ao habitat natural aconteceu em junho deste ano, mas só foi divulgada nesta segunda-feira (7) pelas redes sociais da ONG Ampara Silvestre, responsável pela reabilitação do animal.

Nas imagens divulgadas pela equipe, é possível ver o mamífero deitado de barriga para cima, em meio à natureza, após a soltura (assista abaixo).

VIDEO:

Segundo a organização, Miga foi solta por meio de um processo chamado “soltura branda”, que permite ao animal retornar à base onde estava sendo reabilitado, com acesso a abrigo e alimentação.

Ainda de acordo com a ONG, embora ela retorne eventualmente à base, o monitoramento por GPS mostra que ela está explorando a região e se adaptando bem ao novo ambiente.

🔥Incêndios 2020

Em 2020, a Transpantaneira foi a região que mais foi atingida pelas queimadas. A rodovia é o principal corredor turístico do norte do Pantanal — Foto: Globo Repórter

Em 2020, o Pantanal enfrentou a pior temporada de queimadas da história do bioma. O artigo intitulado de “Pantanal está pegando fogo e só uma agenda sustentável pode salvar a maior área úmida do mundo” apresenta números alarmantes sobre as consequências das queimadas de 2020 sobre a fauna pantaneira.

De acordo com a pesquisa, os incêndios no bioma afetaram pelo menos 65 milhões de animais vertebrados nativos e 4 bilhões de invertebrados, com base nas densidades de espécies conhecidas.

O período considerado na pesquisa é entre janeiro de 2020 e 11 de junho deste ano, data em que o manuscrito foi divulgado. De acordo com o artigo, o número de animais atingidos ocasiona “impactos imprevisíveis sobre a biodiversidade, serviços ecológicos e saúde humana”.

Dentre as espécies de animais afetadas com as queimadas, os pesquisadores do Cenap, ICMBio e Embrapa destacam alguns: as onças-pintadas, a águia-solitária-coroada, o tamanduá-bandeira, o cervo-do-pantanal e a arara-azul.

O Noroeste

Recent Posts

Engavetamento com caminhão da Cavalaria da PM deixa policial ferido em MT | MT

Os demais motoristas saíram ilesos e assinaram termo de recusa de atendimento médico. Um engavetamento…

2 horas ago

Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT

Vítimas estavam indo para um acampamento na região; perícia investiga Valdinéia Luzia Custódio Paes, 37…

2 horas ago

Jovem de 25 anos morre atropelada por caminhão após acidente na ponte Sérgio Motta

Paula Emanuelli Celestino Gervasio, 25, morreu ao ser atropelada por uma carreta durante a manhã…

2 horas ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

6 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

7 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

7 horas ago