Categories: Politica MT

TCE recomenda que Estado e municípios fortaleçam combate à Dengue e Chikungunya


O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) recomendou ao Governo do Estado e aos 142 municípios uma série de medidas de combate à epidemia de arboviroses que avança sobre o estado. Segundo dados do Ministério da Saúde, até fevereiro já haviam sido confirmadas 3.539 ocorrências de Dengue e 4.094 casos Chikungunya, o maior índice registrado em todo o país. 

Sob relatoria do conselheiro Guilherme Antonio Maluf, que preside a Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (COPSPAS), a Nota Recomendatória nº 1/2025 foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira (11). 

Na ocasião, o relator apontou que a notificação epidemiológica é determinante para o controle das doenças. Por isso, conforme a decisão, os municípios devem divulgar boletins semanais com dados atualizados sobre a incidência das arboviroses. “Muitos municípios ainda não se convenceram de que tem que fazer a notificação e, se não faz a notificação, como o Executivo pode desenhar as ações de combate?”, questionou Maluf.

O documento prevê ainda que a Secretaria de Estado de Saúde e as secretarias municipais de saúde ampliem a testagem; elaborem cronograma anual de ações preventivas; estabeleçam parcerias com instituições de pesquisa, universidades e laboratórios públicos, a fim de aumentar a capacidade diagnóstica e que capacitem permanentemente os profissionais do setor.

“Ressalto a importância da integração de esforços entre as Secretarias Municipais e a Secretaria Estadual de Saúde, para que adotem, de maneira coordenada, as providências necessárias à implementação das medidas recomendadas, assegurando um enfrentamento eficiente e contínuo dessas graves doenças”, afirmou o conselheiro. 

Para evitar prejuízos no atendimento à população durante o período de troca de prefeitos, a estrutura operacional das secretarias municipais deverá ser mantida neste momento, garantindo que servidores essenciais, especialmente os vinculados à vigilância epidemiológica, assistência hospitalar e atenção primária à saúde, permaneçam em seus cargos. 

As medidas incluem ainda campanhas de conscientização, mutirões de limpeza, eliminação de criadouros e aplicação de larvicidas e inseticidas com base em dados epidemiológicos. Caberá à SES-MT monitorar a manutenção dos serviços e garantir o suporte técnico às ações municipais.

Vale destacar que as recomendações também consideram dados do sistema InfoDengue, que aponta 57 municípios com clima favorável à transmissão das doenças, incluindo Cuiabá, que desde janeiro está em situação de epidemia. “A saúde da população mato-grossense depende das nossas ações e o Tribunal de Contas seguirá vigilante para que as políticas públicas cumpram seu propósito essencial: salvar vidas”, concluiu Maluf.

O Noroeste

Recent Posts

ALMT homenageia pessoas que lutam contra o racismo estrutural

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT)  poderá instituir a Comenda Tereza de Benguela ou…

52 segundos ago

Mato Grosso acelera no Plano ABC+ e amplia uso de tecnologias de baixa emissão de carbono

Mato Grosso vem ganhando ritmo no Plano ABC+ e mostrando que sustentabilidade e produção podem…

32 minutos ago

NA ITÁLIA : A MISSÃO QUE COLOCA MT NO MAPA MUNDIAL DO PARAJIU-JITSU

A trajetória que começou nos tatames de Barra do Garças, ganhou força nos Emirados Árabes…

16 horas ago

Jogador de futebol morre após bater moto contra cavalo em MT

Isaías Koxieru Tapirapé, de 21 anos, estava voltando do trabalho e a caminho de casa…

16 horas ago

Empresário do agronegócio de Sinop MT morre ao se afogar no PA

Vitor Elisio Poltronieri, de 72 anos, morreu nessa sexta-feira (21), após se afogar na Comunidade…

16 horas ago

Garimpeiro morre ao ser atropelado por máquina agrícola durante manobra em MT

Ailton Aparecido Pretelli, de 54 anos, estava trabalhando em um garimpo ilegal, localizado dentro da…

16 horas ago