Categories: Featured

‘Tenho medo dele’: mulher consegue prorrogação de medidas protetivas contra ex após enviar mensagem à Justiça de MT | MT

A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) determinou a prorrogação das medidas protetivas contra o ex-companheiro de uma mulher, por mais 180 dias, após ela enviar a frase “eu tenho medo dele” por WhatsApp à 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. A decisão unânime foi divulgada pelo Tribunal nesta quarta-feira (2).

O ex-companheiro foi denunciado por violência doméstica e injúria. Em setembro de 2023, as medidas protetivas foram protocoladas por seis meses, desde então, esta é terceira prorrogação determinada pela Justiça.

🔎 O Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) orienta os tribunais a ampliar o espectro de proteção às mulheres em situação de violência.

A defesa do autor de agressão alegou que a prorrogação teria sido motivada por desentendimentos relacionados à pensão alimentícia do filho do casal e que não haveria elementos novos que justificassem a medida. O relator do caso, desembargador Lídio Modesto da Silva Filho negou o pedido de habeas corpus e reforçou que “o risco à integridade física da vítima e o temor apresentado em suas declarações constituem fundamentos idôneos para imposição de medidas protetivas”.

A mensagem enviada pela vítima foi formalmente juntada ao processo e passou a integrar o conjunto de provas analisadas pelos desembargadores.

Mesmo sem novos relatos de ameça, a Corte entendeu que a mensagem demonstra o sentimento de medo da mulher, o que justifica a renovação das medidas, assim como o uso do botão do pânico e a proibição de contato com a vítima.

🚨 Como pedir ajuda?

O aplicativo ‘SOS Mulher MT’ é uma das alternativas criadas para ajudar vítimas de violência doméstica em Mato Grosso. O aplicativo conta com um botão do pânico, por meio dele a vítima pode fazer um pedido de socorro quando o agressor descumprir a medida protetiva.

Dados da Polícia Civil apontam que houve um aumento de 31% na procura pelo aplicativo neste primeiro semestre ano, com 3.376 downloads. Já as solicitações de medidas protetivas com o Botão do Pânico cresceram 9%, com 2.731 pedidos.

Interface do aplicativo ‘SOS Mulher MT’ — Foto: Reprodução

O Botão do Pânico virtual está disponível, por enquanto, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis.

Nos outros municípios do estado, a plataforma pode ser acessada para as outras funções, como direcionamento à medida protetiva online, telefones de emergência, endereços das Delegacias da Mulher, Plantão 24h, denúncias sobre violência doméstica e também acesso à Delegacia Virtual para registro de ocorrências.

O Noroeste

Recent Posts

Engavetamento com caminhão da Cavalaria da PM deixa policial ferido em MT | MT

Os demais motoristas saíram ilesos e assinaram termo de recusa de atendimento médico. Um engavetamento…

6 horas ago

Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT

Vítimas estavam indo para um acampamento na região; perícia investiga Valdinéia Luzia Custódio Paes, 37…

6 horas ago

Jovem de 25 anos morre atropelada por caminhão após acidente na ponte Sérgio Motta

Paula Emanuelli Celestino Gervasio, 25, morreu ao ser atropelada por uma carreta durante a manhã…

6 horas ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

10 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

11 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

11 horas ago