O Terminal Portuário de São Luís (TPSL), operado pela VLI, foi habilitado para exportar milho ao mercado chinês informou a companhia de logística. “A demanda chinesa por milho brasileiro cresceu significativamente após 2022, quando a guerra na Ucrânia impactou o abastecimento de grãos na região. Diante disso, a China expandiu seus contratos comerciais e, a partir de 2023, implementou protocolos de exigências quarentenárias, incluindo critérios rigorosos relacionados a sementes e pragas de ocorrência no Brasil”, destacou.
Ainda conforme a VLI, com a habilitação, o Brasil reforça sua posição como parceiro estratégico da China no fornecimento de milho.
“No último ano, o Complexo Portuário de Santos também foi habilitado para a exportação da commodity. O Arco Norte, que não exportava grãos para o mercado chinês antes de 2023, alcançou um desempenho significativo: foram 3,6 milhões de toneladas de milho exportadas em 2023, e 2,2 milhões em 2024, mesmo com a retração do mercado global do cereal.”
No comunicado, a gerente de contas do segmento de Grãos da VLI, Vanessa Rocha, diz que a participação de market share do Arco Norte praticamente dobrou, passando de 23% em 2023 para 44% em 2024.
“Esse porcentual deve aumentar ainda mais em 2025, com a habilitação do TPSL”, afirmou. Além do milho, o terminal também tem habilitação para exportar soja ao país asiático.
Na semana passada, os preços do milho registravam altas expressivas na maior parte das regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). No encerramento de fevereiro, o Indicador Esalq/BM&FBovespa (base Campinas – SP) operava na casa dos R$ 87,00/saca de 60 kg.
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