Categories: Featured

Terra indígena em MT vira pântano após devastação causada por garimpo; PF destrói maquinários em operação | Mato Grosso

Imagens aéreas registradas durante a Operação Rondon, deflagrada pela Polícia Federal entre quarta (12) e quinta-feira (13), revelam a destruição ambiental na Terra Indígena Sararé, em Mato Grosso. O território, que abriga o povo Nambikwara, foi transformado em um verdadeiro pântano de lama devido à ação do garimpo ilegal.

Durante a operação, que contou com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), foram destruídas escavadeiras hidráulicas, motores estacionários e outros equipamentos utilizados na extração ilegal de ouro. Além disso, munições de vários calibres, celulares, anotações e outros objetos foram apreendidos.

A operação busca combater o agravamento da situação nos garimpos da TI Sararé — Foto: Polícia Federal

A ação teve como objetivo frear a exploração ilegal de recursos naturais na Terra Indígena Sararé e combater crimes como usurpação de bens da União, crimes ambientais, porte ilegal de armas e até homicídios motivados por disputas territoriais, segundo a Polícia Federal.

A PF informou que segue com as investigações para identificar os responsáveis pela atividade ilegal e adotar novas medidas para coibir o avanço do garimpo na região.

TI com maiores ocorrências de garimpo no Brasil

 

Terra Indígena Sararé é uma área que abrange os municípios de Conquista D’Oeste, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade. Oficialmente, a TI é ocupada pelo povo Nambikwara.

Nos últimos anos, a região tem sido alvo de uma intensificação das atividades garimpeiras, que ameaçam não apenas a integridade do meio ambiente, mas também a saúde e os modos de vida das comunidades indígenas locais.

Imagem aérea mostra degradação causada por garimpeiros — Foto: PF

Alvo de garimpeiros

 

Na região da Terra Indígena, a Polícia Federal realizou várias fases da operação para desativação de garimpo ilegal. A primeira foi em maio de 2020, quando policiais desocuparam um garimpo ilegal de ouro na região. Porém, após a saída das equipes, os garimpeiros invadiram o local novamente.

A segunda etapa foi deflagrada em março de 2021 e apreendeu instrumentos usados na exploração clandestina. A desocupação foi determinada pela Justiça de Cáceres, e foi realizada por 50 policiais federais e mais de 100 militares do Exército Brasileiro.

O Noroeste

Recent Posts

VÍDEO: veja momento em que casal preso apontado como mandante de assassinato de Renato Nery chegam em delegacia de Cuiabá | MT

Cesar Jorge Sechi e Julinere Goulart Bastos foram presos pela manhã, em Primavera do Leste.…

11 minutos ago

Prefeitura rompe contrato com empresa responsável pelas obras do Contorno Leste em Cuiabá após investigação de esquema de propina

Conforme as investigações da Polícia Civil, a propina foi paga por um funcionário da empresa…

19 minutos ago

Vereadores propõem proibição de celulares para gravar sessões na Câmara de Várzea Grande | MT

Proposta será analisada na próxima terça-feira (13) e visa restringir o uso de celulares e…

22 minutos ago

Estudantes de MT são vice-campeões em competição internacional de robótica; vídeo | Mato Grosso

A FIRST LEGO League Open Africa Championship foi realizada de 7 a 9 de maio,…

25 minutos ago

Mato-grossense é o 1º brasileiro aceito em duas sociedades internacionais de alto QI | MT

Cícero Moraes reconstruiu a primeira prótese de casco de jabuti feita em impressora 3D no…

27 minutos ago

Dois cruzamentos da Avenida do CPA serão interditados neste sábado; veja desvios

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) vai interditar dois trechos da Avenida Historiador Rubens…

32 minutos ago