Uso do fogo está proibido nos três biomas de Mato Grosso — Foto: Getty Images via BBC
O uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais no Cerrado e na Amazônia está proibido a partir desta terça-feira (1°), e segue até o dia 30 de novembro. Desde junho, também está proibido o uso do fogo no Pantanal mato-grossense.
A medida busca prevenir e combater os incêndios florestais nos biomas, especialmente durante o período de estiagem, quando as condições climáticas ampliam consideravelmente o risco de propagação das chamas.
Durante o período proibitivo, todas as licenças de queima controlada emitidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) estão suspensas. o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforça as ações de monitoramento, fiscalização e prevenção, coordenadas pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA).
O descumprimento da norma poderá resultar em sanções severas, incluindo multas, apreensão de equipamentos e responsabilização criminal.
Segundo os bombeiros, até agora, não houve registro de incêndio nos dois biomas. O Corpo de Bombeiros ressaltou que a colaboração da população é essencial para o sucesso das ações preventivas. Qualquer foco de incêndio ou situação suspeita pode ser denunciado por meio dos canais de emergência pelo número 193.
A queima controlada é o uso do fogo para limpeza, autorizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) até o dia 30 de junho.
Já o incêndio florestal é caracterizado pela propagação descontrolada das chamas sobre a vegetação, requerendo resposta especializada para o combate, e é proibido o ano inteiro, independente da estação.
As Polícias Civis de Mato Grosso e Santa Catarina cumpriram nesta sexta-feira (14), dois mandados…
A empresária Carolinne Carvalho afirmou ter tido o braço quebrado após ser atingida pela cobertura…
Rozeli Alves dos Santos foi atingida por uma barra de ferro e deve passar por…
Meninas procuraram o Conselho Tutelar. A mais velha contou que sofria abusos desde os 13…
O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, voltou ao centro de uma disputa judicial após ser…
Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) mostra que 38% dos cuiabanos…