A campanha de vacinação contra a gripe em Cuiabá atingiu começou no dia 7 de abril e atingiu apenas 7% do público-alvo antes do feriado prolongado. De um total estimado de 138 mil pessoas, apenas 12.252 foram imunizadas. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 90% desse grupo até o fim da campanha.
A vacina protege contra três tipos do vírus influenza – H1N1, H3N2 e influenza B – e está sendo oferecida em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.
Fazem parte do grupo prioritário:
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, caderneta de vacinação e, no caso de pertencimento a algum grupo prioritário, um comprovante como laudo médico ou documento funcional.
A secretária adjunta de Atenção Primária da Saúde, Catarina Célia de Araújo, alerta que a vacina passou a integrar o calendário de rotina para alguns grupos. “Este ano, gestantes, idosos e crianças até cinco anos, 11 meses e 29 dias terão acesso contínuo à vacina. Isso é fundamental para prevenir internações e até óbitos decorrentes da gripe”, afirmou.
A Prefeitura de Cuiabá informou que o Dia D de vacinação está marcado para o dia 10 de maio, com todas as unidades funcionando com atendimento especial para ampliar o acesso à vacina.
Vítima passou mal e foi internada logo após beber o café oferecido pelo companheiro. O…
A primeira-dama de MT, Virginia Mendes manifestou sua revolta sobre o caso da jovem Heloysa…
Fenômeno é difícil de ser presenciado por durar só até o escoamento da água que…
O trabalho integrado das forças de segurança e o uso da tecnologia foram fundamentais para…
O assassinato brutal da adolescente Heloysa Maria de Alencastro Souza, de 16 anos, ocorrido na…
A juíza Célia Vidotti, da Vara Especializada em Ações Coletivas, negou o pedido do ex-deputado…