Virginia Mendes compartilha estudo de psiquiatra sobre casos de suicídio e expressa preocupação

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, compartilhou nesta terça-feira (01.04) um trecho da entrevista da médica psiquiatra Olicélia Poncioni, que alerta sobre a realidade assustadora dos casos de suicídio em Cuiabá. Na entrevista, a médica revela que, por dia, até quatro pessoas tiram a própria vida na capital.

“É impossível ter acesso a esses números e não se assustar. A Dra. Olicélia Poncioni, médica psiquiatra, traz um alerta grave. Isso é sério, isso é real”, publicou a primeira-dama Virginia Mendes.

Na entrevista, a médica destaca que, nos últimos anos, os casos de suicídio aumentaram de maneira expressiva. “Os números acabaram nos incomodando, especialmente no HMC, que é uma rede pública com porta de entrada aberta, onde as pessoas chegam e buscam ajuda espontaneamente”, afirmou.

Depois de perceber que muitos dos pacientes que atendia haviam atentado contra a própria vida, a médica decidiu investigar. “Fui atrás de informações depois que percebi que estávamos registrando até três tentativas de suicídio por dia, e isso começou a me assustar. Então, busquei esses dados no Instituto Médico Legal e acabei chegando até a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. Identifiquei que um terço das mortes violentas que ocorrem em Cuiabá são por suicídio”, revelou a psiquiatra.

Virginia Mendes aconselhou as pessoas a procurar por ajuda. “Se você está em sofrimento, não espere. Busque ajuda. E se você está bem, estenda sua escuta e seu abraço a quem pode estar precisando. Juntos, podemos mudar essa realidade”, aconselhou Virginia Mendes.

No ano de 2024, a primeira-dama Virginia Mendes, com apoio do Governo do Estado e em parceria com o padre Fábio de Melo, lançou o programa SER Família Fé e Vida. As apresentações foram realizadas na capital cuiabana e em outros cinco municípios — Sorriso, Tangará da Serra, Campo Verde, Nova Marilândia e Campo Novo do Parecis —, levando mensagens de esperança à população.

“Nós desejamos dar continuidade ao programa este ano, porque entendemos que o acolhimento espiritual, além do profissional, também é importante”, destacou Virginia Mendes.

Confira a publicação no link

O Noroeste

Recent Posts

Tribunal de Contas lidera pacto nacional por avanços da saúde digital no SUS

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) consolidou seu papel de vanguarda no debate…

12 horas ago

Vice-governador e prefeito planejam obras de infraestrutura em Cuiabá I MT

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu nesta segunda-feira (30) a visita institucional do governador…

12 horas ago

Wilson Santos propõe recursos para desapropriação de áreas e construção de moradias para famílias do Contorno Leste

Mais de 800 moradores da região do Contorno Leste, ocupada há cerca de três anos…

12 horas ago

Mato Grosso tem semana gelada e mínimas pode chegar a 12ºC em MT I MT

Mato Grosso amanheceu nesta segunda-feira (30) com queda brusca nas temperaturas e alerta emitido pelo…

13 horas ago

Senador Wellington Fagundes critica aumento de deputados federais I MT

O senador Wellington Fagundes (PL), em entrevista à imprensa, classificou que o aumento de deputados…

13 horas ago

Cuiabá emite alerta para sarampo após Bolívia declarar emergência | Mato Grosso

A movimentação de pessoas na fronteira entre Bolívia e Mato Grosso tem sido motivo de…

13 horas ago