Categories: Featured

Wilson Santos solicita informações sobre os cursos ofertados aos pescadores


Com a aplicação da Lei n.° 12.434/2024 que dispõe sobre a Política da Pesca no estado de Mato Grosso, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou requerimento de n.° 98/2025, durante sessão plenária, na Assembleia Legislativa, para obter informações sobre a oferta de cursos de capacitação aos pescadores artesanais e profissionais. O documento foi encaminhado à Casa Civil e para a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc) para os devidos esclarecimentos.

De acordo com o parlamentar, é preciso maior transparência sobre a execução da legislação vigente para não deixar os profissionais da pesca desamparados. “Já se passou um ano e, até o ano de 2026, eles deverão receber o auxílio financeiro e terem a oportunidade de participar de cursos de requalificação profissional para terem uma outra atividade como alternativa para geração de renda e trabalho”, disse.

Para receber o auxílio, que equivale a um salário mínimo, o pescador terá que realizar o cadastro no Registro Estadual de Pescadores Profissionais (Repesca), em que encaminha os documentos exigidos que comprovem o exercício da atividade pesqueira para garantir o recebimento do benefício. Somente no período da piracema, de outubro ao final de janeiro, o pagamento não será realizado devido a categoria já ser atendida pelo Seguro Defeso do Governo Federal.

A lei garante aos pescadores a participação nos programas de requalificação profissional da pesca voltados ao turismo ecológico e pesqueiro e de produção sustentável da aquicultura. “O governo estadual já iniciou o pagamento do auxílio financeiro a uma parcela de pescadores artesanais. Espero que o Repesca, não seja uma armadilha para eles que se cadastraram e que os cursos de capacitação não seja uma imposição da lei para receberem o auxílio. Não queremos que amanhã, haja uma decisão judicial, que obriga os pescadores a devolverem os recursos, que é pago a título indenizatório. A lei, no meu ponto de vista, não está sendo cumprida devidamente e precisamos certificar”, justificou o deputado.

Ele salienta que existem outros requisitos impostos pela lei, mas avalia que o governo do Estado não está cumprindo as exigências. “Não é só a capacitação, tem outros requisitos que a lei exige. O nosso entendimento é que a lei não está sendo cumprida. Sem contar que essa lei não dá segurança jurídica. Se for apreciado no Supremo Tribunal Federal (STF) pelos demais ministros, o recurso que está sendo disponibilizado é um recurso indevido e ilícito, porque fere os princípios constitucionais, porque a profissão é licita. Além disso, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode entender que a categoria ao receber esse auxílio, pode estar fora do seguro previdenciário especial. Não há segurança jurídica”, pontua o deputado.

No requerimento, Wilson questiona como foram definidos o conteúdo programático e a metodologia aplicada dos cursos de capacitação ofertados, como, também, a quantidade de pescadores já atendidos, as cidades contempladas, se há requisitos e critérios estabelecidos para a participação dos pescadores e se eles têm um acompanhamento ou suporte de forma contínua para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. 

O Noroeste

Recent Posts

Governo investiu R$ 4,5 bi em municípios do estado por convênio I MT

No total, foram assinados 1.244 convênios para asfalto urbano, saneamento, iluminação e outras obras públicas…

3 minutos ago

Virginia Mendes, Embaixadora Mundial do Jiu-Jitsu Paradesportivo

“O Jiu-Jitsu mudou minha forma de enxergar o mundo, e me deu uma nova missão.”…

27 minutos ago

Mulher morre após descer de caminhão e ser atropelada pelo marido em MT

Jacicléia Felicien, de 35 anos, foi atingida por uma das rodas do veículo, que passou…

30 minutos ago

VÍDEO: mulher é sequestrada pelo ex-marido em carro blindado durante caminhada em MT

A vítima, de 24 anos, foi resgatada pela Polícia Militar durante a fuga do suspeito.…

33 minutos ago

Estudante morre afogado em Várzea Grande um dia antes de celebrar aniversário de 15 anos I MT

O estudante David Lucas Pereira Aquino morreu afogado na região da Passagem da Conceição, em…

37 minutos ago

Briga por PIX errado termina em morte em comércio de VG; vítima foi esfaqueada

Um homem de 44 anos morreu no inicio da noite dessa quinta-feira (20) após ser…

39 minutos ago