O incêndio foi contido pelo Corpo de Bombeiros após o sistema de monitoramento do parque identificar a presença de fumaça e acionar os militares.
Um homem foi preso após câmeras de segurança flagrarem ele ateando fogo em uma área de vegetação no entorno do Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças, a 511 km de Cuiabá, nessa quarta-feira (1°). A identidade do suspeito não foi divulgada.
Nas imagens, é possível ver o momento em que o homem caminha pela rua nas imediações do parque, se abaixa e inicia o incêndio (vídeo abaixo).
Segundo o Corpo de Bombeiros, o sistema de monitoramento do parque identificou a presença de fumaça e acionou os militares por meio do número de emergência 193. As equipes especializadas foram até o local e conseguiram conter as chamas.
Ainda segundo os bombeiros, as equipes atuaram na extinção de dois focos diferentes, sendo um nas proximidades do Córrego Lajedo, em uma área de preservação que dá acesso ao parque e outro em um terreno baldio localizado em área urbana, também próximo ao parque.
O homem foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil e deve responder por crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Além da responsabilização criminal, o infrator poderá ser autuado administrativamente e multado pelo Corpo de Bombeiros, com base na mesma legislação e no Decreto Federal nº 6.514/2008, que regulamenta infrações e sanções administrativas em matéria ambiental.
VIDEO:
Ver essa foto no Instagram




