34 C
Cuiabá
domingo, novembro 30, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioMT MAISPresidente da Assembleia Legislativa Max Russi diz que Governador tem 15 dias...

Presidente da Assembleia Legislativa Max Russi diz que Governador tem 15 dias para analisar reajuste do TJ

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), afirmou que o governador Mauro Mendes (União) tem, aproximadamente, 15 dias para decidir se promulga ou não o projeto de lei que concede reajuste de 6,8% na remuneração dos servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

O texto foi aprovado pelo legislativo no último dia 19 de novembro e seguiu para analise do governador. À imprensa, Max disse que aguarda o parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para decidir sobre a sanção.

“O governador tem 15 dias para fazer isso, o projeto já está com ele desde a última segunda para decidir pela sanção ou pelo veto”, disse.

O governador se posicionou publicamente contra o projeto de lei, sob o argumento de que com a aprovação poderá ter um “efeito cascata” no funcionalismo publico de todo estado.

Caso o texto seja vetado, ele retorna ao Legislativo que decide se mantém ou derruba. Max evitou cravar qualquer possibilidade de decisão dos deputados.

“É difícil falar. O voto é secreto e aí cada um terá a liberdade [para votar]. Para o governador vetar, ele precisa dar um motivo e a gente precisa entender se esse motivo é coerente ou não”, disse.

“Se o motivo for plausível, que passou pela Assembleia desapercebido, a hora do veto é a vez de correção. Agora, se ele vetar com algo que não condiz com a realidade do projeto, a Assembleia tem toda liberdade para derrubar o veto”, completou.

O texto aprovado pela Assembleia Legislativa prevê o reajuste do salário de cerca de 3,5 mil servidores do Judiciário, em nove cargos, e terá impacto no orçamento do tribunal de R$ 42 milhões este ano.

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -