Agricultora família e contadora, a petista Edma Macedo foi eleita a nova presidente do partido em Cuiabá, substituindo Bob Almeida, no cargo desde 2019. Na eleição realizada no domingo (6), Edma recebeu 65,8% dos votos válidos dos filiados (771).
Edma disputava a presidência com a coordenadora do Ministério da Cultura em Mato Grosso, Lígia Viana, que teve 26,4% (310 votos), e o suplente de vereador Robinson Cireia, que recebeu 7,6% (90 votos). Um dos apoiadores da agricultora foi o deputado estadual Lúdio Cabral, que garantiu um representante do grupo no comando da sigla.
Nas redes sociais, Edma celebrou a vitória, garantiu um mandato representativo aos correligionários e ainda exaltou o então presidente da sigla.
“Agradeço de coração a confiança dos companheiros e companheiras que me escolheram para dirigir o PT em Cuiabá pelos próximos 4 anos. Agradeço, sobretudo, ao meu companheiro de luta Lúdio Cabral, ao meu filho e meu esposo, e aos grupos que apoiaram nossa candidatura e que compõem nossa chapa. E agradeço também à atual direção municipal, presidida pelo Bob Almeida, que de forma corajosa tocou o PT municipal nos últimos 6 anos”, diz trecho do agradecimento publicado.
Edma reconhece que em Cuiabá e no Estado, o PT passa por uma crise diante da dificuldade em frear a direita, já que nessa legislatura o partido perdeu uma cadeira na Câmara de Cuiabá.“Nosso compromisso é de ampliar e fortalecer cada vez mais as lutas de trabalhadores e trabalhadoras na capital e em Mato Grosso.
As tarefas que temos para 2026 e 2028 são grandes, mas maior ainda é a nossa vontade de trabalhar para que o PT seja cada vez mais unido e forte”, declarou Edma Macedo.O mandato tem duração de 4 anos e começa em setembro de 2025.
Direção estadual
Já para o comando do diretório estadual, a expectativa é que Rosa Neide seja eleita. Alguns municípios já tiveram as urnas apuradas e a ex-deputada-federal caminha para sucessão de Valdir Barranco (PT), que comandou a sigla por 7 anos.