Na quinta-feira (6), o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Lucas Costa Beber, participou do podcast Apro 360, da Aprosoja MT, no quadro Causa e Efeito, e discutiu os impactos da moratória da soja para os produtores, os municípios e a sociedade. Durante a conversa com a jornalista Fernanda Trindade, Beber abordou os efeitos negativos da moratória, especialmente para os produtores rurais, já que limita sua liberdade de utilizar a terra de acordo com suas necessidades, dentro dos parâmetros legais.
“Aos produtores ela afeta a livre iniciativa, ou seja, a livre escolha do produtor daquilo que ele vai produzir ou comercializar. O direito de uso da terra e, acima de tudo, a possibilidade dele escolher a cultura que é mais lucrativa e que traga renda para o seu negócio e sua família”, explica.
Lucas Beber também apontou que o impacto da moratória não é restrito aos produtores, mas atinge diretamente os municípios, criando uma concorrência desigual entre eles, o que prejudica a economia local. Ele explicou que nos municípios onde o desmatamento ocorreu antes de 2008, a produção pode seguir normalmente, mas nos locais com desmatamento posterior, os produtores enfrentam restrições, o que resulta em menor arrecadação, diminuição de empregos, e dificuldades para a população em áreas como infraestrutura e educação.
“Nós estamos há muitos anos atuando no diálogo com essas empresas. Estamos atuando também na parte política, jurídica e, agora, estamos debatendo com uma lei que foi aprovada aqui em Mato Grosso que seria capaz de derrubar a moratória da soja no Supremo Tribunal Federal (STF). A Aprosoja MT está em ação junto com a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado em audiência pública. Além de utilizar os meios de comunicação para levar a verdade para a população”, concluiu.
Esse primeiro episódio do quadro Causa e Efeito, do podcast Apro 360, trouxe uma análise detalhada sobre a moratória da soja e ressaltou a importância de encontrar soluções que beneficiem tanto os produtores quanto a sociedade, de maneira clara e acessível.