Ryelvy Miguel, de 11 anos, vítima de um acidente doméstico que resultou em queimaduras em 80% do corpo, foi o primeiro paciente a ser submetido ao procedimento.
A cirurgia de alta expansão de pele foi realizada em um paciente do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) pela primeira vez em Mato Grosso, no Hospital Municipal de Cuiabá, nessa terça-feira (19). O paciente é Ryelvy Miguel, de 11 anos, vítima de um acidente doméstico que resultou em queimaduras em 80% do corpo.
No Brasil, o procedimento, considerado experimental, havia sido realizado apenas em Belo Horizonte (MG) e no Rio de Janeiro (RJ).
A mãe de Ryelvy, Viviane Ribeiro, ficou emocionada com o resultado. Para ela, a técnica representa o fim de uma longa batalha do filho, que já passou por várias cirurgias, muitas vezes dolorosas. Em uma delas, a pele do couro cabeludo teve que ser retirado.
De acordo com o cirurgião plástico e coordenador do CTQ responsável pelo procedimento, Dr. Carlos Alberto Maranhão, a técnica expande a pele em até nove vezes e trará esperança para pacientes que já não possuem áreas doadoras suficientes, já que é indicado para casos graves, em que a área queimada é muito extensa e profunda.
Atualmente, o CTQ conta com 20 leitos, sendo cinco de Unidade Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para vítimas de queimaduras.
A Dra. Adriana Iveth Barón, cirurgiã plástica do CTQ e presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras – Regional Mato Grosso, afirmou que pretende trabalhar para que o estado mantenha a tecnologia de forma definitiva.
