São 114 idiomas indígenas diferentes, falados por 42.755 pessoas, sendo o 3º estado com mais falantes.
Mato Grosso é o 4° colocado no ranking de estados com mais línguas indígenas faladas no Brasil, conforme o Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 114 idiomas indígenas diferentes, falados por 42.755 pessoas, sendo o 3º estado com mais falantes.
O estudo mostra que Mato Grosso tem 58.356 pessoas indígenas, com 195 etnias, povos ou grupos indígenas residentes, o que revela um aumento em comparação com o Censo de 2010, que identificou 149 etnias.
O IBGE modificou a forma de auto declaração, permitindo que uma pessoa se declare em mais de uma etnia. Um total de 56.205 pessoas se autodeclararam o que corresponde a 96,31% da população indígena. Apenas 2,77% declarou pertencer a duas etnias.

Em relação a etnia Xavante, a mais populosa, foram identificados três perfis referente a moradia: os que residem dentro do território, os que residem fora e os que vivem nas cidades, em áreas urbanas.

Apesar de apresentar mais de 50 mil pessoas indígenas, o estado possui apenas 42.755 falantes da língua indígena. Segundo o gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE, Fernando Damasco, isso se dá pelo avanço da língua portuguesa dentro das Terras indígenas, que pode acontecer devido ao deslocamento por trabalho e estudos para as áreas urbanas.
O intuito do estudo é trazer indicadores de sexo, idade, alfabetização, registro de nascimento e acesso a saneamento básico, segundo as etnias, povos ou grupos indígenas a que pertencem.



 
 
