O segundo fim de semana de outubro será de muita diversão para a criançada, com os brinquedos sendo os itens mais procurados para presentear neste Dia das Crianças. A pesquisa que monitora a intenção de compras para a data, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), revelou que 48,23% dos entrevistados devem optar por brinquedos. A expectativa é que a data injete cerca de R$ 331 milhões na economia do estado.
A média de gastos dos respondentes é de R$ 264,46, o que representa uma variação de -11,6% em relação a 2024, já descontada a inflação, quando o valor médio foi de R$ 289,90. A pesquisa também apontou que 44,5% dos mato-grossenses pretendem comprar algum presente neste ano, ligeiramente acima dos 43,3% registrados em 2024.
O presidente da Fecomércio-MT, Wenceslau Júnior, destacou a redução do gasto médio das famílias e o comportamento cauteloso do consumidor.
“A queda real no valor médio em relação ao ano anterior mostra que as famílias estão ajustando o consumo à perda de poder de compra, mas sem deixar de movimentar o comércio. Há a demonstração de uma economia resiliente no estado, que se mantém cautelosa diante de um acesso ao crédito mais difícil e de incertezas macroeconômicas”, afirmou.
Além dos brinquedos, 29,65% dos entrevistados disseram que pretendem presentear com roupas e calçados, e 3,54% mencionaram itens eletrônicos, como celulares e tablets. Apesar da proximidade da data, 9,73% ainda não decidiram o que comprar.
O levantamento foi realizado entre 18 e 24 de setembro, com 508 entrevistados em 32 municípios do estado, e tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo Wenceslau Júnior, a preferência pelos itens tradicionais e pelas compras presenciais reforça a importância do comércio local.
“A escolha majoritária por realizar as compras em lojas do centro da cidade reforça a importância do comércio físico para sustentar o movimento do varejo no Dia das Crianças”, pontuou.
A pesquisa mostrou que 67,27% dos consumidores pretendem comprar em lojas do centro da cidade, seguidos por 12,73% que farão compras em sites ou aplicativos e 11,36% em shoppings.
“A representatividade do comércio local frente às compras online mostra que, em Mato Grosso, a experiência de compra presencial ainda exerce forte influência sobre as decisões do consumidor e fortalece a importância do comércio local”, concluiu o presidente.
Sobre a forma de pagamento, 43,36% dos entrevistados afirmaram que vão utilizar cartão de crédito, 37,17% o Pix, e 12,39% o dinheiro.
Em relação ao comportamento de gastos, 42,5% dos consumidores pretendem manter o mesmo nível do ano anterior, 17,7% devem reduzir e 15,5% planejam gastar mais. Entre os 51,8% que não devem comprar presentes, 79,58% disseram que não comemoram a data, 16,9% alegaram motivos financeiros e 3,52% justificaram falta de tempo.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF-MT, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
*Sob supervisão de Daniel Costa