28 C
Cuiabá
quarta-feira, novembro 26, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioMT MAISFederação Mundial de Parajiujitsu participa de encontro com Palms Sports em Abu...

Federação Mundial de Parajiujitsu participa de encontro com Palms Sports em Abu Dhabi (UAE)

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Federação Mundial de Parajiujitsu participa nesta terça-feira (25.11) de um encontro institucional com a Palms Sports, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos – UAE), para apresentar o modelo brasileiro de desenvolvimento do esporte e compartilhar experiências sobre o esporte inclusivo.

A Palms Sports é uma das principais organizações esportivas dos Emirados Árabes Unidos, atuando em programas de artes marciais, formação de atletas, organização de eventos esportivos e projetos voltados à comunidade, com destaque para o jiu-jitsu, o MMA e outras modalidades de combate.

O modelo do Parajiujitsu praticado atualmente tem suas regras, classificação funcional e registro científico desenvolvidos a partir do laboratório da Federação Brasileira de Jiujitsu Paradesportivo (FBJJP), na cidade de Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil. A categoria é praticada em mais de 46 países, incluindo Japão, China, Tailândia e Alemanha. A modalidade é voltada para atletas com deficiência e engloba cerca de 29 tipos de deficiência, oferecendo oportunidades de inclusão e promoção do esporte adaptado.

Além de seu caráter competitivo, o esporte também é utilizado como ferramenta de reabilitação, auxiliando pessoas em diferentes situações, desde vítimas de Acidente Vascular Cerebral até vítimas de guerra, como ocorre em países como a Ucrânia. Sua abordagem inclusiva permite que pessoas com diferentes necessidades físicas e cognitivas participem ativamente, promovendo saúde, disciplina e autoestima.

O desenvolvimento do Parajiujitsu no Brasil e sua projeção internacional contam com o apoio de instituições públicas, como o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da atuação da embaixadora mundial de Parajiujitsu e madrinha nacional, Virginia Mendes, primeira-dama do estado, que contribui para consolidar a modalidade como referência em inclusão esportiva.

Elcirley Silva, presidente da federação e membro do conselho da JJIF, destaca a oportunidade de estar com a Palms Sports. “É um momento muito importante apresentar o trabalho que desenvolvemos no Brasil e compartilhar a experiência da categoria inclusiva com instituições internacionais. Nosso objetivo é que cada vez mais pessoas no mundo tenham a oportunidade de se beneficiar do Parajiujitsu, promovendo saúde, disciplina e inclusão social”, disse o professor.

O encontro desta terça-feira reforça o papel de Mato Grosso, bem como do Brasil, como referência global no Parajiujitsu, e destaca o potencial do esporte para impactar vidas em diferentes partes do mundo, ampliando o acesso à prática esportiva inclusiva e promovendo oportunidades para pessoas de todas as idades e condições físicas.

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -