Primeira edição do Praça Ativa, ocorre em Alta Floresta, das 13h às 20h, onde mais de 30 artistas e coletivos devem participar do festival.
A Praça Cívica de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, receberá o 1º Festival Praça Ativa, nesse sábado (15), que reúne uma programação cultural diversificada voltada para o diálogo sobre combate ao racismo e promoção da igualdade racial.
O projeto, contemplado pela Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) por meio do edital Viver Cultura – Expressões Artísticas, da Lei Paulo Gustavo, terá entrada gratuita. O evento está previsto para ocorrer das 13h às 20h.
Segundo a Secel, mais de 30 artistas e coletivos devem participar do festival, que inclui apresentações de teatro, declamações de poesias, exposições de artes visuais, capoeira, música, dança e rodas de conversa.
De acordo com a diretora executiva do evento, Aline Veras, as atividades têm foco na cultura hip-hop e nas narrativas dos povos negros, reforçadas pelo mês da Consciência Negra.
Além da programação artística, o festival promove uma ação social em parceria com a unidade local da Central Única das Favelas (Cufa). Durante o evento, o público pode doar 1 kg de alimento não perecível, que será transformado em cestas básicas para as mães assistidas pela instituição.
A diretora ainda destaca que, em parceria com a Secretaria de Cultura de Alta Floresta, o festival contará com exposições de artesanato e culinária da Varanda Criativa, completando a diversidade de atrações do evento.



