13 C
Cuiabá
terça-feira, julho 1, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioGovernador lança plano de ação emergencial para combater desmatamento e incêndios em...

Governador lança plano de ação emergencial para combater desmatamento e incêndios em MT

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), assinou nesta quinta-feira (27) um decreto lançando um plano emergencial de combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais que tem acontecido no estado.

O lançamento foi feito durante uma coletiva de imprensa no Palácio Paiaguás e, na ocasião, o governador também estabeleceu o período proibitivo de queimadas e a declaração de emergência ambiental.

O plano prevê recursos orçamentários para a adoção de medidas voltadas à gestão, monitoramento, responsabilização, fiscalização e prevenção. Ao todo, serão investidos R$ 125 milhões no plano.

Entre as medidas previstas, estão o aprimoramento da responsabilização de infratores, a proteção da fauna e a ampliação da comunicação sobre práticas sustentáveis.

Confisco de propriedades

 

Mauro Mendes discursa em cerimônia de posse — Foto: Reprodução
Mauro Mendes discursa em cerimônia de posse — Foto: Reprodução

Na última semana, Mauro Mendes protocolou uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando autorização para confiscar propriedades rurais flagradas com desmatamento.

O pedido da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) cobra do Governo Federal e dos estados a adoção de medidas mais rigorosas para aqueles que praticam desmatamento ilegal no Pantanal e na Amazônia.

Ainda de acordo com a petição, as terras confiscadas poderão ser destinadas a projetos de reflorestamento, unidades de conservação ou assentamentos rurais ecológicos.

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img