Ampliar o apoio do Estado aos prefeitos é essencial para que os municípios tenham uma maior flexibilidade administrativa e possam alcançar concretamente suas metas estruturais e em prol da população – disse o governador Mauro Mendes em coletiva à imprensa após se reunir com os prefeitos de MT.
Mauro também citou que estabelecer parcerias entre governo estadual e municípios representa fator imperioso de desenvolvimento.
“Tanto estamos cientes disso que transferimos um volume inédito de recursos aos municípios. As verbas foram aplicadas em setores distintos. É um dos focos do nosso trabalho de gestor assistir ininterruptamente os prefeitos mato-grossenses”.
Em 2024, informou, o governo estadual repassou R$ 1,50 bilhão para que as prefeituras pudessem deslanchar mais projetos sociais e estruturais.
Segundo o governador, a partir de iniciativas similares [de constituir parcerias institucionais], a população é diretamente atendida, posto que a estruturação dos serviços públicos incide em maior qualidade de vida aos cidadãos, além de consolidar avanços significativos aos municípios e respectivas sedes.
“Pena que nem todos os gestores do país pensem identicamente ao governo mato-grossense. Acaso tivessem esse perfil de estabelecer parceria incondicional, sem impasses de ordem partidária, a tendência natural seria de sobrepujar gradualmente eventuais barreiras”.
O ideal – observa o governador – é que essa corrente progressista aconteça não apenas de forma ocasional.
“Isso porque os problemas gerais de um município e das cidades que representam exigem ações resolutivas o tempo todo. Qual lugar não enfrenta problemas na malha viária, educacionais, de saúde e saneamento básico? É uma regra geral a apresentação dessas demandas a qualquer gestor. Daí a importância de que estejam municiados de recursos públicos para debelar os entraves da administração”.
Mauro parabenizou os prefeitos mato-grossenses pelo heroísmo que enfrentam dia a dia. Lembrou os tempos de sua administração na capital, quando também precisou de estabelecer parcerias para que sua gestão fosse eficaz.
“Portanto, mais do que uma obrigação constitucional, é um dever cívico estender a mão aos prefeitos que necessitam desse suporte auxiliar do governo estadual. Neste mês, repassaremos aos municípios os valores decorrentes das novas regras do Fundo Estadual de Transportes e Habitação (FETHAB). Todas as perdas que os municípios sofreram no FETHAB foram corrigidas e serão encaminhadas aos cofres municipais”.
JCQ/Com informações SECOM/MT