31 C
Cuiabá
sábado, julho 12, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioGadgetsDestaque MTGoverno firma cooperações técnicas para oferta de 820 bolsas de iniciação científica...

Governo firma cooperações técnicas para oferta de 820 bolsas de iniciação científica com as universidades de MT

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As bolsas permitirão a participação de alunos de graduação em projetos de pesquisa e inovação em diversas áreas do conhecimento.

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), assinou com as universidades públicas do estado, um acordo de cooperação técnica para a concessão de 820 bolsas de iniciação científica. O investimento total é de R$ 6,8 milhões.

O termo foi firmado pelo presidente da Fapemat, Marcos de Sá Fernandes da Silva, pelo secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Paulino Garcia, e pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec. As instituições contempladas são a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

As bolsas permitirão a participação de alunos de graduação em projetos de pesquisa e inovação em diversas áreas do conhecimento. A seleção dos bolsistas será conduzida por cada instituição parceira, conforme seus critérios internos.

São bolsas de graduação no valor de R$700,00, por um período de 12 meses. A distribuição das bolsas será da seguinte forma, 300 bolsas para a UFMT, 300 bolsas para a Unemat, 150 bolsas para o IFMT e 70 bolsas para a UFR.

Durante a cerimônia de assinatura, o secretário Allan Kardec destacou que, “a iniciativa está alinhada à missão institucional da Seciteci e da Fapemat de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico no estado”.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá Fernandes da Silva, afirmou que “a concessão das bolsas representa um investimento na formação de recursos humanos voltados à pesquisa e à produção acadêmica em Mato Grosso”.

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img