23 C
Cuiabá
segunda-feira, outubro 20, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioPANTANAL MTJaguatirica resgatada em queimadas em MT não consegue ser reabilitada na natureza...

Jaguatirica resgatada em queimadas em MT não consegue ser reabilitada na natureza e é transferida para Zoológico de SP | MT

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma jaguatirica fêmea resgatada durante queimadas em Mato Grosso será a mais nova moradora do Zoológico de São Paulo. O felino estava sob os cuidados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) e foi transferido de avião para a capital paulista nessa terça-feira (20).

A mudança é resultado de uma parceria entre a Sema e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). Resgatada em 2024, a jaguatirica mato-grossense não apresenta condições de reabilitação para retorno à natureza. Agora, o animal passará a integrar um programa de conservação fora do habitat natural, com foco na preservação da espécie, pesquisas científicas e manutenção da diversidade genética sob cuidados humanos.

O transporte do animal foi feito gratuitamento por meio do Programa Avião Solidário, da companhia aérea Latam.

Conhecida cientificamente como Leopardus pardalis, a jaguatirica é um felino de porte médio, de pelagem amarelada com manchas pretas, hábito solitário e noturno. Seu habitat natural inclui florestas tropicais, savanas e áreas de caatinga.

Apesar de classificada como “preocupação menor” na lista de espécies ameaçadas da World Animal Protection, a jaguatirica enfrenta riscos crescentes devido à perda de habitat, caça ilegal e atropelamentos em rodovias. A fragmentação de seus territórios e o avanço da urbanização colocam populações regionais em situação de vulnerabilidade.

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -