O senador Jayme Campos (UB-MT) manifestou preocupação com a possibilidade de privatização de novos trechos de rodovias federais em Mato Grosso. A declaração foi feita após audiência pública com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Ministério dos Transportes e da presidência de concessionárias de rodovias federais.
Segundo o parlamentar, há risco de que a medida resulte em forte aumento no custo logístico do estado, especialmente no transporte de cargas.
“É de se lamentar, infelizmente, que algumas privatizações estão sendo feitas sem a realização de audiências públicas. Isso aconteceu em Rondônia e agora há indicativos de que Mato Grosso poderá seguir pelo mesmo caminho”, afirmou Jayme Campos.
O senador destacou que a proposta em estudo inclui a concessão de trechos que ligam o estado até a divisa com Rondônia, com mais de 15 praças de pedágio previstas no trajeto.
“Isso vai onerar sobremaneira o transporte no nosso estado. Quem vai pagar essa conta é o trabalhador, é o cidadão mato-grossense. Precisamos discutir isso de forma transparente e republicana”, alertou.
Jayme Campos defende que qualquer processo de concessão seja amplamente debatido com a sociedade e os setores produtivos, para evitar prejuízos à economia estadual.
*Sob supervisão de Daniel Costa