Viagem ocorre após convite feito por lideranças do Xingu, que estiveram com Lula no Palácio da Alvorada no mês passado. Entre os temas previstos para a conversa estão segurança alimentar, mudanças climáticas e valorização das culturas indígenas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita nesta sexta-feira (4) a Aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso. O encontro está marcado para as 10h (horário local) e reunirá o presidente com o Cacique Raoni Metuktire — uma das lideranças indígenas mais reconhecidas do Brasil — e com representantes de diversos povos da região.
A viagem ocorre após convite feito por lideranças do Xingu, que estiveram com Lula no Palácio da Alvorada no mês passado. Entre os temas previstos para a conversa estão segurança alimentar, mudanças climáticas e valorização das culturas indígenas. O presidente estará acompanhado do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Investimento no Xingu
O Ministério da Agricultura e Pecuária anuncia investimentos de R$ 14 milhões em programas voltados à segurança alimentar e geração de renda entre indígenas, com foco nas etnias Xavante e Tapirapé.
Parque Nacional do Xingu
Criado em 1961, o Parque Nacional Indígena do Xingu abrange mais de 2,6 milhões de hectares em uma região de transição entre o Cerrado e a Amazônia. Ali vivem mais de 5,5 mil indígenas de diferentes etnias, como Yawalapiti, Aweti, Kamaiurá, Mehinako, Kuikuro, Kalapalo, Kĩsêdjê, Trumai, Wauja, Yudja, entre outras.
Visita de Angelina Jolie
Dois dias antes da visita presidencial, a atriz e ativista Angelina Jolie esteve na mesma aldeia, onde se encontrou com o cacique Raoni e outras lideranças Kayapó.
Ela viajou ao Xingu com a organização Re:wild para discutir temas como desmatamento, garimpo ilegal e ameaças às terras indígenas. Jolie expressou apoio à proteção da Amazônia e à preservação das culturas originárias.
Um dia após ‘tarifaço’ de Trump, Lula cita Lei da reciprocidade e fala que Brasil “não bate continência”
VIDEO:

Quem é Raoni
Líder do povo Mẽbêngôkre-Kayapó, Raoni Metuktire é uma das vozes mais influentes do Brasil na defesa dos povos indígenas e do meio ambiente. Ganhou projeção internacional nos anos 1970 e 1980, participando de um documentário exibido no Festival de Cannes e de uma campanha com o cantor Sting. Desde então, atua em defesa das terras indígenas e contra o desmatamento na Amazônia.