28 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 9, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioFashionPolitica MTPresidente do DAE garante na Câmara que crise hídrica em VG "está...

Presidente do DAE garante na Câmara que crise hídrica em VG “está com os dias contados”

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Sem discursos inflamados na tribuna, a Câmara Municipal de VG recebeu ontem (10) o presidente do DAE, coronel Azambuja, para saber quais são as ações programadas para resolver a crise de abastecimento em grande parte dos bairros e também na ala central da cidade. Também presente, o vice-prefeito Tião da Zaeli (PL)  reforçou cobranças para que o DAE saia a campo com soluções, não medidas paliativas.

“Foi uma reunião produtiva, apesar de longa [durou quase quatro horas]. Oportunizou com que fizéssemos questionamentos que a população tem interesse em saber. Os parlamentares interagiram com o vice e o presidente do DAE, demonstrando que essa situação atingiu limites do insuportável”, disse Cerqueira. 

O presidente do Legislativo várzea-grandense expôs a necessidade de ser reaberta o escritório comercial do DAE no Cristo Rei, reivindicação da Casa de Leis e, também, de lideranças comunitárias da região. “Viria agregar maior celeridade nas soluções tanto buscadas atualmente. Outra necessidade é de aumentar o efetivo das equipes de manutenção, responsáveis por reparos nos vazamentos. E eles sempre acontecem, interpondo barreiras ao fornecimento regular de água”, pontuou.

Unanimemente, os vereadores participantes da reunião criticaram a Ouvidoria do DAE, sistema tachado de ineficiente, sugerindo a instalação de câmeras de segurança nas unidades abastecedoras do município, a fim de reforçar a vigilância para evitar furtos e danos ao patrimônio público, como tem ocorrido.

“É um conjunto de medidas necessárias, e começam pela disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos trabalhadores. Sugerimos a presença da Guarda Municipal para garantir maior segurança nas ETA(s). O coronel Azambuja foi claro ao explicar cada um dos procedimentos que o DAE elaborou para fazer frente à falta d’água e outros problemas decorrentes disso” , explicou Wanderley Cerqueira.

O vereador não fez rodeios para reafirmar o que tem dito à imprensa: “Enquanto VG estiver sem água potável, serviços que o DAC ficou de resolver, o Legislativo vai continuar cobrando”.  Isso porque – enfatizou – o Parlamento continuará se debruçando incansavelmente sobre essa questão”. 

Sobre os condomínios que compraram caminhão-pipa e, para não serem cobrados por duplicidade, pelo registro através do hidrômetro, o DAE está disposto a ressarcir os condomínios que apresentarem a nota fiscal ao DAE, foi informado pelo presidente Azambuja. 

O coronel também confirmou que o problema de bombeamento no Cristo Rei foi resolvido, trazendo alívio a alguns dos moradores. E destacou as ações que estão sendo tomadas para melhorar a eficiência do abastecimento e o compromisso do DAE em ouvir as demandas da população.

Para o vice-prefeito várzea-grandense, Tião da Zaeli, o mais importante é que existe força-tarefa para buscar uma solução satisfatória para esse impasse. Citou, como exemplo, a necessidade de manutenção de bombas de captações de água, onde tem sucedido furtos de cabos. 

“O Coronel Azambuja está realizando um diagnóstico após 40 dias à frente do DAE, após o qual um planejamento será desenvolvido para iniciar processos licitatórios e buscar recursos para a execução das soluções necessárias”.

#A Câmara Municipal, que retornará às sessões no dia 17 de fevereiro, permanece firme em seu compromisso de monitorar e fiscalizar as ações do Executivo, especialmente em tempos de crise, quando a população clama por respostas e soluções rápidas.

Com informações da SECOM/CÂMARA

 



- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -