23 C
Cuiabá
segunda-feira, outubro 20, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioFashionPolitica MTSecretário de Fazenda, Rogério Gallo diz que tarifas impostas pelos EUA...

Secretário de Fazenda, Rogério Gallo diz que tarifas impostas pelos EUA não afetam economia de MT

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, avaliou que as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos sob a gestão do presidente Donald Trump tiveram efeito mínimo sobre Mato Grosso. Segundo ele, as medidas atingiram de forma mais direta apenas o setor madeireiro, que, embora relevante para quem atua na área, representa uma fatia reduzida dentro da economia estadual.

A declaração foi dada nesta segunda-feira (29), durante o Congresso Técnico sobre Reforma Tributária e os Municípios, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). Gallo explicou que o governo federal e o Estado adotaram medidas de apoio ao setor, o que ajudou a amenizar as dificuldades enfrentadas pelos exportadores de madeira.

O tarifaço, anunciado em julho, elevou impostos sobre produtos como aço, alumínio, madeira e alimentos processados, atingindo exportadores de diferentes países, incluindo o Brasil. Apesar disso, o secretário destacou que a base econômica de Mato Grosso continua sólida, sustentada principalmente pelo agronegócio e pela exportação de commodities como soja, milho, algodão e carne bovina.

“Do ponto de vista geral da economia mato-grossense, os reflexos foram irrelevantes”, resumiu Gallo, ao comentar os impactos das medidas adotadas pelo governo norte-americano.

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -