29 C
Cuiabá
sábado, julho 12, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioSAÚDEUnimed Cuiabá alerta para os riscos das doenças cardiovasculares

Unimed Cuiabá alerta para os riscos das doenças cardiovasculares

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Assessoria – As doenças cardiovasculares seguem como a principal causa de morte no Brasil, vitimando uma pessoa a cada 90 segundos, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). São cerca de 400 mil mortes por ano – o dobro do total causado por todos os tipos de câncer somados.

Diante desse cenário alarmante, a Unimed Cuiabá, por meio do Núcleo de Medicina Preventiva – Viver Bem, desenvolve ações voltadas à prevenção e promoção da saúde dos seus beneficiários, como o Programa Sob Controle, focado no acompanhamento e autocuidado de pacientes com hipertensão arterial.

De acordo com a SBC, entre janeiro e o início de setembro de 2024, mais de 271 mil brasileiros perderam a vida em decorrência de infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e outras complicações cardíacas. Essas doenças causam 2,3 vezes mais mortes do que todas as causas externas (como acidentes e violência) e três vezes mais que as doenças respiratórias.

O impacto também é notável entre as mulheres. Entre 1990 e 2019, o número de óbitos por infarto cresceu 62% na faixa etária de 15 a 49 anos. Já entre mulheres de 50 a 69 anos, a alta foi de 176%.

Segundo o médico da Família e Comunidade do Programa Sob Controle, Dr. Anderson Andreu Cunha, fatores como sedentarismo, má alimentação, estresse, tabagismo e a falta de acompanhamento médico regular têm contribuído para o aumento dos casos, especialmente entre os mais jovens.

“Vivemos em um ritmo acelerado nas grandes cidades, com pouco tempo para o autocuidado. A falta de atividade física, alimentação baseada em fast food, estresse crônico e o uso crescente de cigarros eletrônicos formam um ambiente propício para o surgimento de doenças cardiovasculares”, alerta o médico.

Pandemia e impactos cardíacos

Estudos também apontam a Covid-19 como um fator agravante para o coração. Uma pesquisa publicada em 2022 no Journal of Medical Virology revelou que as mortes por infarto aumentaram 14% no primeiro ano da pandemia, com maior incidência entre adultos de 25 a 44 anos.

Sintomas de alerta

Entre os sintomas mais comuns do infarto estão:

• Dor ou desconforto no peito;
• Dor irradiada para mandíbula, pescoço, costas ou braços;
• Falta de ar;
• Sensação de fraqueza ou desmaio.

Prevenção é o melhor caminho

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ações individuais e coletivas para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Entre as principais medidas estão:

• Manter o peso adequado e controlar a obesidade;
• Monitorar regularmente a pressão arterial e a glicemia;
• Ter uma alimentação equilibrada, com menos alimentos ultraprocessados;
• Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool;
• Praticar atividades físicas regularmente.

O Dr. Anderson destaca que a prevenção pode ser dividida em três níveis:

• Primária: adoção de hábitos saudáveis, como boa alimentação, prática de atividades físicas e redução do estresse;
• Secundária: acompanhamento médico regular, realização de exames e monitoramento da pressão arterial;
• Terciária : controle rigoroso de doenças já diagnosticadas, como hipertensão e diabetes, com uso correto de medicamentos e manutenção de um estilo de vida saudável.

“Quando esses três níveis de prevenção são colocados em prática, é possível reduzir de forma significativa os riscos de infarto e outras complicações cardíacas”, reforça o médico.

Programa Sob Controle – Unimed Cuiabá

Destinado a beneficiários com diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica, com idade igual ou superior a 18 anos, o Programa Sob Controle tem como foco o fortalecimento do autocuidado e o controle eficaz da pressão arterial.

Com uma equipe interdisciplinar formada por médico, nutricionista, psicólogo, enfermeiro e educador físico, o programa promove oficinas, orientações e acompanhamento contínuo, com foco na mudança de hábitos e melhoria da qualidade de vida.

Inscrições – Interessados em participar do Inspirar devem realizar sua inscrição CLICANDO AQUI. (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfcbDT6s8RGmRGtOjk0f3mhqaz-1PzNJo5sXH39lHZrCzjMbQ/viewform?pli=1)

Outras possibilidades são: receber encaminhamento do médico cooperado via sistema RES ou realizar a inscrição de forma presencial, no Espaço Viver Bem (Rua Comandante Costa, nº 2063 – Centro Sul – Edifício Comercial São Miguel Business Center). (Ao lado do estacionamento do Hospital Unimed Cuiabá)

Telefone: (65) 3612-8800
Saiba mais sobre clicando aqui. (https://www.unimed.coop.br/site/web/cuiaba/sob-controle)

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img