Registro significa que a população de onças está crescendo e se mantendo saudável.
🐆Câmeras de monitoramento instaladas na reserva Reserva Natural do Sesc Pantanal flagraram dois filhotes de onça-pintada brincando ao lado da mãe. A reserva fica entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, no Pantanal de Mato Grosso.
VIDEO:
O registro foi publicado nas redes sociais do Sesc no sábado (5) e é possível ver os filhotes deitados em uma área coberta por folhas secas enquanto brincam. Momentos depois, os felinos aparecem descansando sob a supervisão da mãe (assista acima).
O vídeo faz parte de uma série de “flagras” registrados na reserva, onde já foram catalogadas 630 espécies de animais vertebrados. Entre os animais ameaçados de extinção, destacam-se a onça-pintada, o lobo-guará e o tamanduá-bandeira.
“Nossa missão é proteger todas as formas de vida. Nossas câmeras mostram cada vez mais onças, o que significa que a população está crescendo e se mantendo saudável”, diz trecho da publicação.
Apesar de terem o comportamento naturalmente reservado, os felinos já foram avistados por guarda-parques e turistas nos rios Cuiabá e São Lourenço.
🐆O bioma

Mãe e filhote de onça-pintada são flagradas aos “lambeijos” em tarde no Pantanal
O Pantanal abriga uma diversidade única, incluindo várias espécies ameaçadas, ao todo são:
- 🌱3,5 mil espécies de plantas
- 🐟325 espécies de peixes
- 🐸53 espécies de anfíbios
- 🐊98 espécies de répteis
- 🦜656 espécies de aves
- 🐆159 tipos de mamíferos
Onça-pintada, jacaré, tuiuiú, ipês, jacarandás e entre outros integrantes representam o Pantanal. Além disso, ele atua como regulador natural de enchentes, porque absorve e armazena água durante períodos chuvosos.
O Pantanal também funciona como um reservatório de água doce com altitudes que alcançam 150 metros. Seus recursos hidrológicos são importantes para o abastecimento das cidades, onde vivem aproximadamente 3 milhões de pessoas, no Brasil, Bolívia e Paraguai.
Nos anos 2000, a Unesco concedeu ao bioma o título de ‘Reserva da Biosfera’, além de tombá-lo como Patrimônio da Humanidade.