A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, compartilhou um vídeo em suas redes sociais, no qual faz um apelo ao Ibama e ao Governo Federal pela liberação das licenças ambientais para a pavimentação da MT-322, na região do Xingu. Virginia afirmou que vidas estão sendo perdidas devido à burocracia no processo.
A primeira-dama acompanhou o governador Mauro Mendes (União) e o cacique Raoni Metuktire em uma reunião com presidente do Ibama, o advogado Rodrigo Agostinho, na quinta-feira (6), em Brasília.
Conforme Mendes, o Estado já tem ajudado na manutenção da estrada, o que não é suficiente, e obriga os indígenas a conviver com atoleiros e ficarem praticamente “ilhados”.
“Nós estamos falando de vidas, manutenção não resolve, tapar buraco não resolve. São crianças que estão morrendo. Aqui ó”, disse Virginia mostrando o celular com diversos vídeos. “Eu acho que vocês precisam ver isso”, completou a primeira-dama.
Um dos presentes na reunião se incomoda e afirma: “Você coloca como se a gente não tivesse sensibilidade. A gente tem bastante sensibilidade”.
“Eu só estou mostrando. Posso mostrar? questiona a primeira-dama. “A gente está lá e convive, vocês estão mais longe”, afirma.
“Enquanto se está discutindo se pode ou não pode são crianças que estão morrendo, são pessoas de idade morrendo, são o povo deles morrendo. Isso dói”, completa.
Na legenda da publicação, Virginia diz que enquanto “cidadã e madrinha” do povo, ela irá lutar por eles. Ela destacou que Mato Grosso tem todas as condições de realizar a obra de pavimentação, que irá garantir mais segurança, acesso à saúde, educação, oportunidades e desenvolvimento.
“Não podemos permitir que burocracias atrasem o que é fundamental para salvar vidas!”, finalizou.
Veja Video:
Ver essa foto no Instagram